Enfermagem


Enfermagem é a ciência cuja especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico para tal. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
No Brasil, na enfermagem, encontramos o enfermeiro que é um profissional de nível superior responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor, preparando e acompanhando futuros profissionais. Encontramos também o técnico de enfermagem que é um profissional de nível médio com suas próprias atribuições e funções na área de enfermagem e — o auxiliar de enfermagem. No Brasil, os profissionais da enfermagem não possuem a permissão de prescrever medicamentos ou solicitar exames, o que pode ser realizado em alguns países mediante treinamento apropriado. Na Estratégia de Saúde da Família, a prática de prescrição de medicamentos e solicitação de alguns exames complementares por parte do profissional já está consolidada.
Em Portugal, e de acordo com o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (REPE), o "Enfermeiro é o profissional habilitado com um curso de enfermagem legalmente reconhecido, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária."
O enfermeiro presta cuidados de enfermagem ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam diagnósticos de enfermagem e planeiam intervenções para a promoção da saúde junto à comunidade. Todos os enfermeiros que exercem a profissão possuem licenciatura em enfermagem e estão inscritos na ordem dos enfermeiros.
Em Angola, a classe de enfermagem esta subdividida em três classes quê são os enfermeiros superiores ou técnicos superiores de enfermagem, só recebe este título indivíduos com formação superior nesta área da saúde humana e possui uma vasta atribuição e responsabilidades na área. O outro são os técnicos médios de enfermagem que possuem suas próprias responsabilidades no cumprimento da área e o outro da área de enfermagem são os auxiliares de enfermagem que recebem ordens de outros membros da equipe e executa tarefas.

referencia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermagem

Publikadu husi AETL 2016

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTATUTO AETL 2010-2015

DEKLARASAUN DILI 16-08-2016

MINI KONGRESU AETL MUNICIPIO DILI